comunidade budista triratna

Sangharakshita

Contato:

telefone: 11 99670 4564

comunidade triratna

Posteriormente, foi ordenado como monge e estudou por um tempo com o Ven. Jagdish Kashyap, um famoso acadêmico da Escola Theravada. Depois ele seguiu para Kalimpong, nas primeiras elevações dos Himalaias, onde fundou seu próprio vihara. Ali ele estudou com alguns lamas tibetanos eminentes e o famoso eremita zen, Sr Chen, um especialista na tradição Mahayana. Ele escreveu o agora bem conhecido A Survey of Buddhism e foi editor do Maha Bodhi Journal durante diversos anos.


Em meado da década de 1950, Sangharakshita empenhou-se intimamente em ajudar os muitos milhares de ex-Intocáveis, em Maharashtra, que se converteram ao Budismo pouco antes da morte de seu líder, Dr B.R. Ambedkar. Este trabalho foi retomado cerca de vinte anos depois por alguns de seus próprios discípulos ocidentais, e culminou na criação de Trailokya Bauddha Mahasangha Sahayak Gana (TBMSG), como era conhecida a Comunidade Budista Triratna na Índia.


No decorrer de uma visita de dois anos para a Inglaterra em 1964, Sangharakshita se convenceu da necessidade vital de um novo movimento budista. Por isso decidiu mudar para o Ocidente e, em 1967, fundou os Amigos da Ordem Budista Ocidental que hoje é conhecida como a Ordem Budista Triratna.


Desde seu início até recentemente, ele estava muito envolvido pessoalmente nas atividades da Comunidade Budista Triratna, observando atentamente o início de seu desenvolvimento e provendo a visão para sua futura expansão. Embora muito interessado pela organização geral da Comunidade Budista Triratna, Sangharakshita funcionou principalmente, durante os anos de formação do movimento, como um professor do Dharma; ele comunicou sua visão e entendimento da mensagem do Buda em diversos livros, conferências públicas, e seminários de estudos sobre textos budistas.

Sangharakshita nasceu em Londres, em 1925. Na adolescência ele descobriu por acaso duas escrituras budistas: o Sutra do Diamante, famoso discurso da literatura da Perfeição da Sabedoria, e o Sutra Plataforma de Hui Neng, uma das escrituras mais importantes da Escola Zen. Ao ler essas obras convenceu-se de que era um budista. Após ter servido o exército na Índia no final da Segunda Guerra Mundial, ele permaneceu lá e deu o passo tradicional de renunciar à vida doméstica e “seguir adiante” em busca da realização espiritual.